(18) 3916-1889    (18) 99619-5188

(18) 3916-1889    (18) 99619-5188

Consórcio é Investimento?

Cada vez mais a imprensa, influencers, empresas e as próprias redes sociais ficam repletas de conteúdos sobre o tema investimento, isso porque a educação financeira, há muito tempo negligenciada em nossa cultura, tem ganhado espaço entre os brasileiros, que estão a cada dia mais preocupados com o futuro, estudam formas de investir para obter os melhores resultados ao longo do tempo. São muitas as modalidades de investimento existentes hoje, desde as mais tradicionais até as mais ousadas. Hoje, vamos mostrar como o consórcio pode ser uma opção segura e vantajosa para investir. O consórcio como investimento.

Tão tradicional quanto a poupança, mas sem dúvidas, muito mais rentável e vantajoso, está o consórcio: o método mais eficiente de autofinanciamento para a aquisição de bens ou serviços! E sim, quem poupa dinheiro para a aquisição de bens no sistema de consórcios está investindo e fazendo um excelente negócio!

Rentabilidade

Até para quem tem o perfil mais conservador, a poupança deixou de ser indicada como produto de investimento. Seu rendimento é de 1,4% ao ano aproximadamente, estando abaixo da inflação. Isso significa que, mesmo com isenção de IR, se está perdendo da inflação, logo, está perdendo dinheiro! No sistema de consórcios, o valor do crédito atualiza ao longo do prazo. Isso acontece para que o consorciado sempre tenha poder de compra ao ser contemplado, mesmo que o valor do bem ou serviço tenha sido alterado. Após a contemplação, o valor deixa de ser atualizado e passa a ter rendimento financeiro até a sua utilização.

A atualização do valor do bem ou serviço é realizada anualmente, considerando-se a data de abertura do grupo. No segmento de imóveis, o indicador utilizado é o INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) e o IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo); em serviços, o mais comum é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM); e para veículos, o indicador é a Tabela FIPE.

Facilidade e disciplina

Se formos pensar em facilidade e disciplina financeira, o sistema de consórcios, além de muito simples, é muito funcional! Consórcio é um compromisso e a principal vantagem para quem quer guardar dinheiro é justamente essa. A cobrança vem todo mês em forma de boleto, tornando-se como uma conta a pagar e, dessa forma, exigindo a disciplina que é preciso ter para poupar dinheiro.

Diversificação

Consórcio é uma modalidade de compra extremamente flexível, que se adapta às mais diversas necessidades. São diferentes opções para diversificar sua carteira de acordo com seus objetivos. É possível investir na aquisição de um bem imóvel, móvel ou serviço.

Caso os planos do consorciado mudem no meio do caminho, a ele é permitido retirar o crédito contratado em dinheiro depois de contemplado. Vale ressaltar que o crédito do consórcio é atualizado periodicamente até a data da contemplação, conforme estabelecido em contrato. Após a contemplação, o crédito para de ser atualizado e começa a ter rendimentos financeiros.

Liquidez

O consórcio tem baixa liquidez. Para usar a carta de crédito, precisa ser contemplado. Essa é uma boa alternativa, porque o cliente mantém o seu dinheiro investido e é somente assim que ele pode concretizar seu sonho, ao invés de sempre postergá-lo.

Apesar de precisar esperar pela contemplação para usar a carta de crédito, o consórcio permite – além dos sorteios – a contemplação através de lances, para que o consorciado não dependa única e exclusivamente da sorte. Há opções muito atrativas como lances livres e fixos para acelerar a contemplação.

Segurança

O consórcio é considerado um investimento de baixo risco. Seguro e solidificado no mercado brasileiro, é autorizado e fiscalizado pelo Banco Central e ainda tem uma Lei Específica (Lei do Consórcio – nº11.795, de 8 de outubro de 2008), que confere ainda mais segurança e confiabilidade em todo o processo da compra à contemplação.

Além disso, toda a transação é regulamentada por meio do contrato que o participante assina com a empresa administradora e, se houver qualquer problema, o consorciado tem o respaldo, ainda, dos órgãos de defesa do consumidor.


Consórcio é investimento, sim!

-Sem cobrança de juros;
-A educação financeira é trabalhada;
-Poder de compra é garantido;
-É possível dar lances;
-Possibilidade de utilização do FGTS;
-Valores atualizados ao fim do consórcio;
-Vantagens de uma compra à vista.

Que tal uma simulação de consórcio com nossos especialistas? Clique aqui!

Últimos Posts